quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Saúde investe em prontuário eletrônico do paciente

Entre em contato e conheça as maneiras de emitir seu Certificado Digital. www.pronova.com.br
            A Pronova, presente no mercado de Segurança da Informação no Brasil, apresenta as melhores soluções em certificação digital. Destacando-se pela qualidade de seus produtos, oferece as melhores opções para que sua integridade intelectual esteja protegida.
            A Pronova é uma Autoridade de Registro vinculada à AC SERPRO e Receita Federal do Brasil.
Durante a vida, necessidades diversas fazem com que o cidadão vá ao hospital para a realização de procedimentos como consultas, exames, cirurgias ou mesmo para uma simples visita. Com os atuais prontuários e caderno de anotações, o histórico desses percursos dificilmente pode ser consultado já que as informações registradas sobre o papel têm uma curta vida útil. Imagine como seria benéfico para a saúde de um paciente se todas as suas informações clínicas  estivessem disponíveis em um banco de dados seguro, confiável e que informasse desde o seu nascimento até os dias atuais.

            Esta é uma das muitas oportunidades que o sistema do prontuário eletrônico do paciente proporciona aos hospitais que aderiram às novas tecnologias da informação e comunicação (TICs). O computador substitui a prancheta, o sistema eletrônico o bloco de anotações e receitas e o arquivo digital o carrinho que transporta pilhas de laudos, prontuários e outros documentos hospitalares. Associado ao moderníssimo procedimento, o certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil) é o elo entre a teoria e a pratica, entre o antigo e o novo paradigma. Além da segurança e praticidade, a legalidade garantida às transações eletrônicas realizadas com a certificação digital ICP-Brasil contempla a união entre tecnologia de ponta e Direito civil.

            A prática é regulada e fiscalizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que aprovou, através da Resolução nº 1821/2007, todas as normas técnicas para a digitalização e uso de sistemas informatizados para a guarda e manuseio de prontuários, a eliminação do papel e a troca de informação identificada em saúde. O Conselho publicou uma cartilha contendo orientações sobre o uso, a aplicação e conceitos gerais sobre a ICP-Brasil, a emissão e a inclusão do certificado digital no CRM Digital. Clique no link para acessar a cartilha http://www.sbis.org.br/certificacao/Cartilha_SBIS_CFM_Prontuario_Eletronico_fev_2012.pdf

Para saber mais acesse o link: http://www.iti.gov.br/index.php/component/content/article/102/4094
            Fonte: ITI

Nenhum comentário:

Postar um comentário