quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Judiciário de MS tem 100% das comarcas com processo eletrônico

Entre em contato e conheça as maneiras de emitir seu Certificado Digital. www.pronova.com.br
            A Pronova, presente no mercado de Segurança da Informação no Brasil, apresenta as melhores soluções em certificação digital. Destacando-se pela qualidade de seus produtos, oferece as melhores opções para que sua integridade intelectual esteja protegida.
            A Pronova é uma Autoridade de Registro vinculada à AC SERPRO e Receita Federal do Brasil.
Com a migração de dados no sistema Sistema de Automação da Justiça (SAJ) na Comarca de Iguatemi, ocorrido no último fim de semana, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul completa a implantação do processo eletrônico em todo o Estado. Agora, 100% das varas das 54 comarcas, além da 2ª instância, trabalham com o processo eletrônico.

O TJMS é o primeiro tribunal do país, dos que utilizam o sistema SAJ, a integrar o sistema em 1º e 2° graus e a ter 100% das comarcas com o processo eletrônico implantado. O presidente do Comitê Gestor de Informática do TJMS, desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, comemora o feito. “Essa conquista de se tornar o primeiro Estado, daqueles que utilizam o SAJ, com os novos processos totalmente digitalizados em todas as comarcas se deve a vários fatores, como, por exemplo, às últimas administrações do Tribunal, no incentivo ao processo eletrônico; à Secretaria de Tecnologia da Informação (TI), dotada de servidores competentíssimos, que não mediram esforços nessa meta de informatização; e aos juízes e desembargadores, todos determinados e empenhados na modernização do judiciário”. Ele parabeniza todos que concorreram para que o Estado de Mato Grosso do Sul seja destaque na informatização de processos no cenário nacional.

De acordo com o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação, Alexandre Camy, o TJMS é o segundo tribunal do Brasil a ter todas as comarcas digitalizadas, ficando atrás apenas de Tocantins, que teve a implantação concluída no mês de outubro deste ano, porém com um sistema diferente do utilizado em MS.

Com o processo eletrônico, todos os peticionamentos também passam a ser nesse formato, agilizando assim a tramitação dos autos, com a otimização do tempo, do trabalho e a transparência de cada processo, fatores esses destacados pelo Des. Vladimir Abreu da Silva, também integrante do Comitê Gestor. Para ele, a população só tem a ganhar com o uso da tecnologia.

Vladimir ressalta dois fatores primordiais de benefícios ao cidadão. “Transparência, pois o cidadão tem acesso em tempo real aos dados de seu processo, e agilidade na tramitação que é toda eletrônica”. Ele explica que, no exemplo de sua rotina de trabalho, ao receber um processo pela manhã, com a agilidade de tramitação, no período da tarde o feito já pode ser pautado para julgamento, o que antes levaria mais tempo para o mesmo procedimento.

            Fonte: Internet Legal

Nenhum comentário:

Postar um comentário