quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Agilidade no credenciamento é fundamental na adoção da NF-e

As empresas que a partir do próximo ano serão obrigadas a emitir NF-e devem providenciar o mais breve possível o credenciamento junto à Secretaria da Fazenda (Sefaz) de seus respectivos Estados.

A recomendação é de Guilherme Holland, diretor de negócios da BoldCron, especializada em soluções para meios de pagamento online e NF-e. Segundo ele, o quanto antes os trâmites desta etapa inicial forem cumpridos, mais tempo haverá para a implantação do projeto.

A recomendação é particularmente válida para as empresas atingidas pela obrigatoriedade de adequação às novas regras do Fisco em 1º de abril de 2010.

O executivo da BoldCron lembra que nos meses de dezembro a fevereiros incidem períodos de férias e recessos que podem impactar o cronograma do projeto.

“Além disso, quanto mais complexa for a operação logística da empresa, mais extenso pode se tornar o cronograma de adoção da NF-e, em razão da necessidade de participação de diversos pontos da cadeia produtiva no processo”, acrescenta.

Para que esteja apto a emitir a NF-e é necessário que o contribuinte de ICMS cumpra um processo formal de credenciamento junto à Secretaria da Fazenda de seu Estado.


Após solicitar o credenciamento, ele ganha acesso ao ambiente de testes (ou homologação) da SEFAZ, no qual podem ser feitos testes de funcionalidades, tais como emissão, cancelamento e inutilização de NF-e.


Este ambiente não tem garantia de disponibilidade e as operações processadas nele não têm qualquer valor legal.


Segundo Holland, cada Estado utiliza um sistema de credenciamento com regras específicas sobre as etapas e níveis de controle da homologação do aplicativo emissor de NF-e.

Nenhum comentário:

Postar um comentário