quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Pronova em notícia da Crypto ID


Mauro Moreira, Diretor-Presidente da Pronova, é um dos destaques em notícia publicada hoje na Crypto ID, sobre a importância da utilização do Carimbo do Tempo nas assinaturas digitais.

Carimbo do Tempo | Cenário Brasileiro

Fonte: Crypto ID - 18/11/2015

Carimbo do Tempo é um conceito genérico que engloba termos como: datação eletrônica, carimbo de tempo, selo cronológico digital, carimbo digital, protocolos digitais e outros. Mas, no final do dia, a função do Carimbo do Tempo é comprovar a ocorrência de um evento no meio eletrônico em um determinado instante que na maioria dos casos requer eficácia probatória e adicionalmente o documento ao receber o Carimbo do Tempo passa ter informações protegidas contra alterações, assegurando que aquele é o conteúdo final naquele dia e hora.

Carimbo do Tempo é uma sequência de caracteres, indicando a data e ou o tempo em que um determinado evento ocorreu. Estes dados são normalmente apresentados em um formato consistente, permitindo fácil comparação de dois diferentes registros e acompanhamento do progresso ao longo do tempo.

O recurso do Carimbo do Tempo confere o caráter de temporalidade e tempestividade aos atos praticados no meio eletrônico.  A temporalidade está relacionada ao período de tempo e ao gerenciamento de documentos eletrônicos uma vez que está determinando o ciclo de vida do documento, e a tempestividade registra o momento exato do ato praticado.

As Autoridades Certificadoras do Tempo – ACT’s são as entidades responsáveis pela emissão do Carimbos do Tempo no Brasil, que seguem normativas e padrões determinados pelo Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira –  CG ICP-Brasil. O carimbo do tempo registra o horário sincronizado aos relógios dos SCTs – Servidores de Carimbo do tempo (SCTs) e são auditados e sincronizados por Sistemas de Auditoria e Sincronismo (SAS).

As Autoridades de Registro no cenário do Carimbo do Tempo


Mauro Moreira | Diretor
Presidente da Pronova

“Nós que atuamos no mercado de certificação digital desde 2007 entendemos que o Carimbo do Tempo é um “selo” da evidência cronológica da assinatura digital de um documento eletrônico, essencial para que o processo seja cada vez mais inquestionável e ganhe novas aplicações de uso. A Pronova já trabalha com o carimbo do tempo sob demanda e nosso PSS é a ACT VALID”, declara o carioca Mauro Moreira,  diretor – presidente da Pronova que é uma Autoridade de Registro e  está em fase de homologação da sua Autoridade Certificadora que promete trazer para o mercado de Certificação Digital um modelo operacional mais próximo das franquias tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário