terça-feira, 29 de março de 2016

USO DE CERTIFICADO E-CPF GARANTE VANTAGENS NO ENVIO DA DECLARAÇÃO DE IR

Ajuda a evitar erros e economiza o tempo de preenchimento dos dados.

Possuir um Certificado Digital e-CPF é uma grande vantagem para o envio da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física.

A Receita Federal disponibiliza a versão on-line da Declaração para os titulares de Certificados e-CPF. Além de maior nível de segurança, garantido pelo uso de Certificado Digital, nesta versão on-line - disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), o titular de e-CPF conta com a Declaração Pré-Preenchida do Imposto de Renda. Assim, ao se autenticar no programa, o contribuinte (titular de e-CPF) terá boa parte dos dados importados e preenchidos automaticamente, o que gera economia de tempo e diminui a possibilidade de erros no preenchimento, além de reduzir o risco de cair na malha fina.

Podem ser importados dados de rendimentos recebidos de fontes pagadoras, transações imobiliárias e despesas médicas do titular, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais, referentes ao respectivo ano-calendário. Para que as informações sejam preenchidas automaticamente, é necessário, antes, que a pessoa jurídica responsável já tenha enviado esses dados à Receita Federal.

O prazo para as fontes pagadoras e imobiliárias enviarem essas informações para a Receita Federal terminou em dia 29 de fevereiro. Já as informações sobre despesas médicas podem ser enviadas pelas empresas até o dia 31 de março. Portanto, é importante que o contribuinte fique atento, porque, se ele fizer a declaração antes de a empresa ter enviado as informações, elas não serão preenchidas automaticamente.

Importante destacar que este mesmo certificado e-CPF pode ser utilizado pelo seu titular para diferentes serviços na internet, como: acesso bancário seguro, envio de e-mails assinados digitalmente, envio de e-mails com conteúdo criptografado, entre outros. Pessoas físicas que fazem operações de câmbio e profissionais liberais, como contadores, advogados e médicos, são alguns dos clientes que mais costumam fazer a certificação digital e-CPF.

A PRONOVA Certificadora Digital é pioneira no mercado de Certificação Digital no Brasil. E, seguindo seu caráter empreendedor, tornou-se a primeira Certificadora a ser credenciada pelo ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, para atuar internacionalmente emitindo Certificados Digitais padrão ICP-Brasil, com a primeira unidade internacional em Portugal.

Conforme afirma Mauro Moreira, Sócio-diretor da PRONOVA, “no Brasil, nos destacamos pelo compromisso com os clientes, segurança e diferencial no atendimento, além das mais altas tecnologias disponíveis no mercado. Neste novo caminho internacional, buscamos ir ao encontro das necessidades de estrangeiros e brasileiros que residem no exterior e que possuem negócios no Brasil, garantindo o mesmo padrão de atendimento e compromisso com os clientes. Através de nossa unidade de Portugal, são realizados atendimentos a residentes neste país e a residentes em outros países da Europa, facilitados pela pouca distância e trânsito livre”. 

Principais utilizações do Certificado Digital e-CPF:

·        Serviços da Receita Federal – e-CAC (IRPF / Consultas / Procuração eletrônica etc.)
·         Acesso bancário seguro na Internet com Certificado Digital
·         Acesso ao Siscomex
·         Escrituração Contábil e Fiscal - SPED Fiscal (EFD) e Contábil (ECD)
·         Acesso ao e-Social, como Empregador Pessoa Física
·         Acesso ao Conectividade Social como Empregador Pessoa Física ou Procurador
·         Assinatura de Contratos de Câmbio
·         Acesso ao ComprasNET
·         Utilização do e-DOC – Peticionamento Eletrônico
·         Assinatura de Prontuários Eletrônicos
·         Obtenção do e-CRM
·         Envio de e-mail assinado digitalmente
·         Envio de mensagens com conteúdo criptografado


Entre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário